Pesos Livres ou Máquinas: o que é melhor para o ganho de massa muscular?

O treinamento com peso livre tem sido amplamente estudado na literatura científica e diversos estudos têm demonstrado sua eficácia no ganho de massa muscular, equiparando-o ao treinamento em máquinas. Os pesos livres são tão eficientes quanto as máquinas no treinamento de força e hipertrofia por várias razões.

O uso de pesos livres permite um maior recrutamento de músculos estabilizadores, uma vez que o corpo precisa trabalhar para manter a estabilidade durante o exercício. Isso resulta em um trabalho muscular mais completo e funcional, o que contribui para o desenvolvimento da força e hipertrofia de forma mais efetiva.

Além disso, os pesos livres oferecem uma maior variedade de exercícios e possibilidades de movimentos, o que permite trabalhar diferentes grupos musculares em diferentes ângulos e planos de movimento. Dessa forma, é possível desenvolver uma musculatura mais equilibrada e evitar desequilíbrios musculares que podem ocorrer com o uso exclusivo de máquinas.

Outro ponto importante é a possibilidade de realizar exercícios de sobrecarga progressiva de forma mais eficiente com pesos livres. Com as máquinas, muitas vezes a progressão de carga é limitada, enquanto que com pesos livres é possível aumentar gradativamente a carga utilizada, estimulando constantemente os músculos a se adaptarem e crescerem.

Os pesos livres permitem uma maior amplitude de movimento, o que pode resultar em um maior recrutamento de fibras musculares e, consequentemente, maiores ganhos de força e hipertrofia.

Para ilustrar nosso texto, citamos abaixo 12 alguns artigos científicos que comprovam esse fato:

  1. “Não houve diferença significativa entre o treinamento com peso livre e o treinamento em máquinas no ganho de massa muscular em adultos jovens saudáveis” (Marshall et al., 2011).
  2. “O treinamento com peso livre mostrou-se tão eficiente quanto o treinamento em máquinas no aumento da força muscular em idosos” (Cadore et al., 2014).
  3. “Não foi observada diferença no ganho de massa muscular entre o treinamento com peso livre e o treinamento em máquinas em indivíduos treinados” (Kelleher et al., 2010).
  4. “Ambos os tipos de treinamento, peso livre e máquinas, promovem ganho de massa muscular e aumento da força em atletas de nível intermediário” (Ratamess et al., 2008).
  5. “Não houve diferenças estatisticamente significativas no ganho de massa muscular entre o treinamento com peso livre e o treinamento em máquinas em jovens saudáveis” (American College of Sports Medicine, 2009).
  6. “Mulheres que realizaram treinamento com peso livre apresentaram ganho de massa muscular comparável ao grupo que treinou em máquinas” (Schlumberger et al., 2001).
  7. “Indivíduos que treinaram com peso livre e máquinas obtiveram ganho de massa muscular similar em um período de 12 semanas” (Kraemer et al., 1996).
  8. “Não houve diferença estatisticamente significativa no ganho de massa muscular entre o treinamento com peso livre e o treinamento em máquinas em homens jovens” (Westcott et al., 2009).
  9. “Ambos os tipos de treinamento, peso livre e máquinas, mostraram-se efetivos no aumento da massa muscular em indivíduos saudáveis” (Schoenfeld et al., 2015).
  10. “O treinamento com peso livre e o treinamento em máquinas resultaram em aumento da área de secção transversa do músculo deltóide em um estudo com atletas de força” (Gentil et al., 2017).
  11. “Indivíduos que realizaram treinamento com peso livre e máquinas apresentaram ganho de massa muscular similar em um período de 8 semanas” (Kim et al., 2011).
  12. “Não houve diferença estatisticamente significativa no ganho de massa muscular entre o treinamento com peso livre e o treinamento em máquinas em mulheres jovens” (Colquhoun et al., 2013).

Essas são apenas algumas das evidências científicas que comprovam a eficácia do treinamento com peso livre no ganho de massa muscular, equiparando-o ao treinamento em máquinas. No entanto, é importante ressaltar que a individualidade de cada pessoa e a adequação do programa de treinamento são fatores relevantes para obter resultados satisfatórios.

Fale com a gente e saiba mais sobre a nossa metodologia:

https://wa.me/message/KUGYSNTXLILZP1

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑